Dia desses estava em uma livraria com um amigo e fiquei surpreso ao ver nas estantes a quantidade de livros de auto-ajuda que eram oferecidos, o que mais me impressionou foi ver a enorme procura que esses livros tem por parte das pessoas. Qual será o encanto que faz com que a sociedade busque cada vez mais por esses manuais? O meu intuito nesse texto não é denegrir a imagem dos escritores que escrevem tais livros, mas alertar ao leitor de que essa receita milagrosa de que “ você poderá ficar milionário” é uma enorme ‘balela’ , aliás, quem fica rico são os autores que os escrevem, que em sua maioria são compostos por líderes religiosos, administradores de empresas, economistas, médicos e psicólogos.

O segredo das mentes vencedoras … 101 super dicas para liderar e influenciar as pessoas … Treinando a emoção para ser feliz … Como se dar bem na vida mesmo sendo um bosta … O que toda mulher inteligente deve saber … Por que as mulheres fazem amor e os homens fazem sexo? … O caminho do Fracasso …

Eu poderia ficar a vida inteira enumerando diversos livros, pois a quantidade de livros de auto-ajuda já publicados é extensa, mas vamos ao que interessa. A pergunta Central é:

  • Por que as receitas milagrosas dos livros de auto-ajuda não funcionam? E se funcionasse, porque todos os leitores que consumem tal material ainda continuam comprando?

Em primeiro lugar é importante que o leitor saiba que cada pessoa possui uma história diferente, o que faz de nós seres “ autênticos ”. Apesar de vivermos na mesma cultura; as condições que determinam nossos comportamentos individuais, ou seja, a nossa história pessoal, não são indenticas, as ações que me fazem ter sucesso são diferentes da sua.. O que determina o sucesso ou o fracasso de suas ações é o “ Ambiente ”. É somente o ambiente que fará com que você leitor, a partir do próprio comportamento em circunstâncias adequadas se torne um milionário da noite pro dia.

A partir dessas colocações, entenda de uma vez por todas o porquê que os livros de auto-ajuda não funcionam. A resposta é simples: Porque a história pessoal do autor e o ambiente em que ele vive é diferente do seu. Por mais que as situações descritas nos livros possam se assemelhar com a sua vida, as consequencias de suas ações com certeza serão diferentes, podem até se aproximar da idéia do autor, mas nunca será igual. Se o autor se tornou milionário de uma determinada maneira é porque as condições daquele momento proporcionaram iss; talvez as circunstâncias ambientais que você se comporta todos os dias nunca favorecerá tal ocorrência. Portanto meus caros leitores, ao comprarem um livro de auto-ajuda utilizem essa ferramenta como uma forma de entretenimento, mas nunca como um manual de regras, pois as consequências do consumo e dos usos de tais livros é somente o vício de comprar e comprar mais livros na busca de solucionar os próprios problemas. Ao invés de imitar a história das pessoas em busca do sucesso … invente a sua.

Anúncios